Diante do atual cenario de muitas empresas estarem perdendo seus clientes e sua imagem no mercado, apresentamos um modelo pragmatico para implantanção de um modelo de testes de software de alta maturidade em 05 passos.
Cinco passos para implantar estas categorias de testes no processo de desenvolvimento
1 – Conscientizar os envolvidos da importância para realização destes testes.
Em um primeiro momento é importante levantar subsídios ou indicadores para criar um ROI (retorno de investimento) com esta prática, demonstrando retorno tangíveis como lucro, diminuição de retrabalho, ganho de tempo e intangíveis como a imagem da empresa. O objetivo é analisá-los demonstrando os ganhos que podem ser obtidos quando é destinada uma pequena fatia de tempo e investimento para a realização dos mesmos.
2 – Assessment e Revisão do Processo atual.
Para iniciar um projeto de implantação de melhorias de qualidade de sistemas recomendamos realizar um Assessment para diagnosticar os pontos do processos passiveis de testes, entendendo as demandas, volumetria atual, indicadores de falhas ou de solicitações para suporte, com estes insumos será realizado um diagnóstico de melhorias do processo.
3 – Criação e Desenvolvimento da estratégia para melhoria de processos
Serão desenvolvidas as atividades e competências de forma a montar um processo. Esse desenvolvimento envolve a definição de estrutura da equipe de testes, capacitação de pessoal, apoio à contratação de funcionários, criação de templates e modelos de documentação e descrição das atividades que devem ser realizadas.
4 - Implantação e implementação de melhoria de processos de teste.
O plano de Implantação gerado através do diagnóstico para direcionar a consultoria na criação do processo deverá conter métricas e do ferramental e realização do projeto piloto. As ferramentas de gerência e automação de testes mais adequadas ao processo deverão ser definidas paralelamente ao processo de desenvolvimento da estratégia, e estas ferramentas devem ser ferramentas voltadas para planejamento de testes, especificação de testes, automação de testes, gestão de defeitos e acompanhamento de atividades de testes
5 – Test-Drive
Antes da implantação total deve ser criado um projeto piloto para ser realizado após as ações de implantação de processo, métrica e ferramental que servirá como base para ajustes nas atividades propostas e validação do modelo de trabalho desenvolvido.
Este trabalho garantirá a qualidade dos produtos desenvolvidos, usuários satisfeitos, diretores felizes e todos deverão ter vida normal após o expediente de trabalho.
Este artigo foi baseado na necessidade apresentada pelo mercado identificada pela WAti e pela sua experiencia em consultoria especializada em qualidade de software. Caso deseja mais informações entre em contato pelo e-mail: contato@wati.com.br