O grande crescimento da terceirização de serviços de tecnologia da informação no Brasil deve-se a fatores como a instabilidade econômica do país, a retração de mercado, os cumprimentos de prazos cada vez mais apertados alinhados a redução de custos dos projetos. Os gestores face a este cenário tendem a buscar no mercado soluções e ferramentas que permitam reduzir os custos operacionais e cumprir com as exigências de seus projetos.
Sendo a área de TI um elemento propulsor dos negócios, seja como apoio ou o próprio negócio o desafio de melhorar os resultados e o desempenho, a otimização de processos para a redução de custos operacionais e a exigência de aumento da qualidade dos produtos e serviços, é a realidade a ser enfrentada por muitos gestores. Para conseguir sucesso em suas operações eles podem contar com diversos serviços e empresas de terceirização para ajuda-los em suas empreitadas.
Este procedimento chamado Outsourcing de TI otimiza operações e simplifica seus processos. A seguir esclareceremos está pratica tão comum e simples neste mercado e mostraremos seus principais benefícios, que ultrapassam apenas a redução de custos.
Outsourcing de TI – no entendimento
Outsourcing significa “fonte externa”, em inglês e o seu conceito está ligado a entrega para quem é especialista em determinado assunto aquilo que não pertinente nem tampouco é o negócio principal da empresa,
Descrevemos esta prática como um modelo de negócio, onde as empresas recorrem a parceiros para terceirizar seus serviços (ou parte deles) bem como a execução de projetos estratégicos, transferindo suas responsabilidades para um ou mais fornecedores externos.
Este modelo de negócio era indicado inicialmente para projetos ou tarefas que não pertenciam ao core business de uma empresa, sendo utilizado para atividades simples, como limpeza, refeitórios, manutenção de equipamentos, segurança, entre outros,
Atualmente o outsourcing é uma prática que terceiriza projetos estratégicos das empresas, quer seja no âmbito financeiro, de gestão, recursos humanos e no nosso cenário: tecnológico. Neste contexto os diversos setores de TI têm ampliado seus projetos de outsourcing, terceirizando a gestão de infraestrutura, contratação de profissionais especializados cuja responsabilidade fica por conta do fornecedor com garantia de substituição do profissional e manutenção da resolução de problemas.
Outsourcing de TI – no mercado
Em um mercado cada vez mais dinâmico e exigindo altos padrões de qualidade com agilidade na execução dos projetos as empresas vem terceirizando boa parte de suas atividades, que são motivados pelas seguintes razões a seguir apresentadas:
Aumento extraordinário das demandas (programadas ou não) – em um curto período de tempo as empresas, face a mudanças de escopo de projetos, alterações na legislação, tendência dos mercados ou até mesmo estratégicas exigem que as empresas contem com parceiros de negócios que os apoiem na entrega de seus produtos principalmente nos prazos apertados.
Necessidade de aumento de investimentos: para as empresas manterem se competitivas no mercado elas tem que estar sempre em busca de soluções atualizadas em seu mercado de atuação ou de negócios. Porem, o investimento nestas novidades em infraestrutura, mão de obra especializada, dispositivos e equipamentos de apoio a operação, podem tornar esta evolução inviável financeiramente a empresa, mesmo que a falta de investimento nestas inovações possam causar um grande impacto econômico na empresa em curto, médio ou longo prazo, muitas vezes não permitindo que ela continue atuando no mercado.
O retorno demorado dos investimentos feitos pode prejudicar a saúde financeira da empresa, desta forma encontrar um parceiro de negócios será vital para as empresas usufruírem de novas tecnologias com menos custos. Por isso muitas empresas optam pelo outsourcing.
Outsourcing de TI – no Negocio
Neste outro cenário muitas empresas recorrem a terceirização para que seus profissionais continuem com foco no negócio da empresa utilizando sua expertise nesta direção. O outsourcing permite que profissionais especializados em frentes tecnologias diversas sejam incluídas nas operações, permitindo que a empresa continue competitiva no seu negócio e eliminando custos de manutenções, atualizações ou adaptações constantes nos seus produtos.
Outsourcing de TI – na segurança.
Um mau investimento em uma tecnologia pode causar um grande prejuízo. Diante disso muitas empresas buscam no outsourcing, profissionais qualificados que possam recomendar quais as tecnologias que podem ser melhores empregadas em seus negócios garantindo resultados e segurança nos investimentos.
Esta decisão minimiza riscos e desperdícios financeiros, tendo como apoio a expertise dos profissionais envolvidos oriundos de variados projetos,
Outsourcing de TI – na assertividade
Um dos grandes desafios das empresas é encontrar, persuadir, contratar e manter profissionais multidisciplinares para seus projetos. Com a ausência de profissionais e o aumento da carga de trabalho os profissionais envolvidos na operação podem ter seu desempenho reduzido, comprometendo assim o projeto. Também deve ser considerado a morosidade e falta de assertividade das equipes de recrutamento e seleção que possuem muita capacidade de ação em seu negocio porém terá dificuldade de suprir as vagas de certas tecnologias com maior agilidade que uma empresa de outsourcing.
Outsourcing de TI – na facilidade
Montar uma equipe especializada para a realização de novos projetos ou dar sustentação aos sistemas existentes está cada vez mais difícil devido a falta de disponibilidade de bons profissionais no mercado, causando sofrimento na equipe interna com a ausência de especialista nos projetos. Neste cenário o outsourcing proporciona a divisão de responsabilidade com um time externo, mantendo os internos focados no negócio.
Outsourcing de TI – as vantagens
Entre os principais benefícios proporcionados pelo outsourcing destacamos a eficiência com eficácia alinhada a redução de custos operacionais, onde sobre uma ótica negocial esta prática permite que as empresas se dedicam exclusivamente ao seu negocio e nos investimentos no desenvolvimento, na inovação, na evolução e na estratégia. Deixando de perder tempo com atividades rotineiras.
Eliminando os esforços com a gestão, infraestrutura, sustentação, contratação e administração de pessoal a empresa poderá investir na inovação de seus produtos, com maior qualidade e garantindo sua participação competitiva no mercado.
Outro fator a ser considerado são os indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) garantidos pelo outsourcing através de soluções ágeis, adequadas e eficientes para a realidade da empresa; onde a responsabilidade de identificar, propor soluções e solucionar problema é da empresa fornecedora de outsourcing.
Outsourcing de TI – os benefícios
Os principais ganhos mensuráveis que as empresas ganham com esta prática que destacamos será o aumento da qualidade dos produtos e processos garantindo a competitividade no mercado, a redução de custos operacionais sem comprometer a senioridade da equipe, gestão com foco nos resultados, agilidade nas correções das falhas e nas manutenções dos sistemas, onde este conjunto de benéficos permitem a empresa a focar em seu core business e em novas estratégias negociais.
Outsourcing de TI - Quando contratar?
Dentre os vários estímulos para a terceirização podemos citar os frequentes problemas causados pelas instabilidades dos sistemas a cada dia mais e mais complexos, com orçamentos apertados e investimentos reduzidos. Neste cenário o outsourcing proporciona aos gestores uma alternativa estratégica para melhorar a eficiência e demonstrar significativos ganhos à direção através de reais indicadores de retorno dos investimentos feitos.
O acesso a inovações nos processos, tendências e tecnologia de ponta são fundamentais para a empresa manter-se competitiva no mercado, no entanto é inevitável altos investimentos em processos, estrutura, software, muitas vezes impossibilitando esta operação. Para ter acesso e garantir as inovações na empresa o outsourcing possibilita e viabiliza os investimentos nesta modernização.
Outro fator que contribui para esta decisão deve-se a necessidade de uma gestão orçamentária dos projetos ser mais precisa garantindo o cumprimento dos custos e despesas estimados. Com a terceirização esta previsão orçamentaria é garantida em contrato proporcionando a empresa maior controle financeiro de suas operações.
Se a empresa está diante destes argumentos, com certeza é um bom momento para incluir a terceirização em sua estratégia.
Se precisar de mais informações e ajuda entre em contato pelo e-mail: contato@wati.com.br
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!