Por Gabriel Rodrigues em 07/11/2019
Outsourcing de TI – Erros Cometidos

Muitas organizações transformam uma tarefa simples que consiste em delegar as atividades ou execução de tarefas da sua organização a uma empresa terceirizada, numa grande ameaça ao próprio negócio. Isto por que alguns fatores de sucesso importantes não são cumpridos e a volumetria de erros tendem a prejudicar esta operação. A seguir procuramos descrever alguns destes erros mais comuns praticados, como um alerta para todos que praticam este modelo de negócio:

Terceirizar todos ou os principais serviços da empresa.

Algumas organizações decidem pelo outsourcing de TI pelo fato de algumas atividades não fazerem parte de seu core business, porem somente este fato não é argumento suficiente para que as empresas substituíam completamente o seu setor de TI ou que terceirizem alguns de seus setores. Deve-se tomar cuidado para não terceirizar os setores estratégicos alinhados aos principais serviços da empresa.

Falta de controle do contrato

Manter o controle das execuções e resultados dos serviços é de vital importância para reduzir ameaças e riscos com decisão de terceirizar serviços da empresa. Um bom contrato de outsourcing deve identificar e mensurar as atividades ou áreas beneficiadas por mão de obra e ou infraestrutura mais especializada e como deverá ser realizado o controle da operação.

Tratar o outsourcing como processo isolado.

Não integrar o Outsourcing de TI com outras partes da empresa, por o considerar um processo isolado é um dos maiores fatores de insucesso desta prática, pois causará impacto e muitos danos no processo e prejudicará o ganho que deveria ter com a competitividade. É fundamental garantir a comunicação e a integração deste processo as demais áreas da empresa.

Contratar empresa não qualificada

Selecionar uma empresa não qualificada e não tendo acesso a profissionais qualificados alinhados a uma boa infraestrutura causará um grande impacto no objetivo desta prática, tanto com aumento de custos, quanto de resultados insatisfatórios. O que é barato pode custar muito caro ao negócio, podendo acarretar até perda de clientes.

Não integrar as equipes

Não permitir que os funcionários da empresa cresçam profissionalmente com a integração com os profissionais da empresa contratada pode prejudicar o desempenho e causar desmotivação em ambas aas equipes. É imprescindível que os funcionários da organização saibam como trabalhar e usufruir dos serviços terceirizados para se espelharem e se capacitarem para mehorar seu desempenho e agilizar as entregas dos projetos.

Redução do quadro de funcionários

É muito importante manter uma equipe de TI dentro da própria empresa, mesmo com uma equipe de profissionais terceirizados. Muitas empresas dispensam seus profissionais ao contratarem serviços de outsourcing para cortar gastos, e isto leva os funcionários a insegurança e a precarização dos serviços.

Acordos de nível de serviços mal definidos

Um ponto vital do sucesso é estabelecer um acordo de nível de serviço, definindo todas as reponsabilidades e estabelecendo normas de segurança, políticas de relacionamentos e principalmente contemplar os padrões das atividades a serem realizadas pela empresa terceirizada, como também reduzir os possíveis custos em decorrência de imprevistos.

Periodicamente este documento deve ser revisto para identificar o que é ineficiente, o que está em conformidade e o que precisa ser alterado.

Desconsiderar monitoração remota

Associar a monitoração remota de certos serviços à insegurança da informação pode levar os gestores a decidir em realizar os serviços internamente com custos mais elevados e associa-los desnecessariamente a um custo de gestão de riscos.

Não valorizar o suporte

Mesmo com tantos benefícios se não houver um bom suporte da empresa contratante para a empresa ou profissionais terceirizados e não garantir uma boa comunicação e integração entre os profissionais, causará impactos desagradáveis nos prazos, custo, qualidade e principalmente um grande desgaste operacional. É muito importante que um auxilie o outro nesta pratica.

Esperamos que ao esclarecer essas crenças, demonstrando os reais valores do Outsourcing de TI ficará mais fácil aproveitar todas as vantagens que essa escolha pode proporcionar aos negócios e as empresas.

Se você tiver interesse entre em contato que poderemos lhe esclarecer outras duvidas e ajuda-los em seus projetos de ti pelo e-mail: contato@wati.com.br

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