Esta estratégia consiste basicamente em delegar as atividades ou execução de tarefas da sua organização a uma empresa terceirizada. No nosso caso, vamos falar deste relacionamento entre as organizações no setor de TI, iniciando com o credenciamento de empresas, firmamento de contratos, acordos de confidencialidade e de Níveis de Serviços, tendo a avaliação dos profissionais envolvidos e das ferramentas utilizadas um dos principais pilares do sucesso desta operação.
Outros fatores de sucesso para a terceirização estão relacionados com a quebra de paradigmas e com os erros mais comuns cometidos pelas empresas nesta operação. A seguir comentaremos estes pontos de forma pragmática e realista procurando divulgar a todos as boas práticas deste mercado.
Outsourcing de TI – Crenças
Esclarecendo as crenças que envolve outsourcing de TI
A terceirização de muitos serviços de TI tornou-se uma prática constante entre empresas de diversos setores e tamanhos, principalmente aquelas que precisam da tecnologia com apoio ao seu negócio ou são o próprio negócio, e outras organizações que não dispõem de recursos financeiros para investir em seus projetos de modernização, inovação, atualização ou em ferramentas.
Mesmo diante de tal cenário muitas organizações e gestores sentem-se inseguros com esta operação, por não terem as informações corretas sobre esta pratica e também por acreditarem em alguns mitos que precisam ser esclarecidos quanto a compreensão do como verdadeiramente funciona a terceirização dos serviços e quais os reflexos na empresa. A seguir discutiremos algumas crenças que os gestores e organizações devem esquecer:
1 - Somente grandes organizações de beneficiam com a prática de Outsourcing de TI
Nesta prática todas as empresas podem e se beneficiam com a terceirização de seus serviços de TI, independentemente do porte da empresa no mercado, tamanho do projeto e de sua necessidade. Pequenas e médias empresas obtêm com esta operação garantias de suporte com custos realmente mais reduzidas dos que os realizados internamente. Todas as empresas conseguem poupar mais por não precisar montar equipes internas, principalmente para executar seus projetos temporários.
2 - O outsourcing é voltado apenas para grandes empresas
Independentemente do porte ou tamanho da empresa, de seu setor de atuação ou complexidade do seu negócio, a tecnologia é uma ferramenta de fundamental importância para a condução do negócio e garantia da empresa no mercado cada vez mais exigente. Com isto não é o porte da empresa que determinará a possibilidade de praticar outsourcing, e sim suas necessidades, cultura e do planejamento estratégico de negócios e tecnologia.
Atualmente a exigência de reduzir custos, por exigência de competitividade no mercado ou por questão de crise financeira no mercado esta prática quase vital para as empresas, pois este modelo permite reduzir custos e otimizar o tempo que as organizações foquem em seus negócios e na estratégia para se manter no mercado.
3 - Redução de custos é a única justificativa de benefício do outsourcing em TI
Desde o inicio da prática de terceirização dos serviços a redução de custos e gastos era o benefício mais percebido e notado, tendo este como o grande motivador das empresas recorrerem a esta pratica. Com a globalização, crescente competitividade entre as empresas e a mudança de comportamento dos clientes e a exigência de mudança nos processos, este motivador deixou de ser o único objetivo e outras vantagens passaram a serem consideradas e o planejamento do investimento deixou de ser apenas financeiro e sim estratégico.
Esta nova realidade do outsourcing de TI necessita de avaliação mais completa dos verdadeiros ganhos, deixando de considerar em seu planejamento as necessidades a serem atendidas e os reais benefícios para o negócio que precisara para o sucesso do negócio e exigência do mercado contar com profissionais qualificados para impulsionar as inovações e contar com rapidez com equipe certificada para a realização dos projetos, evitando assim longos treinamentos na equipe interna e introduzir novas tecnologias e novos processos com agilidade trazendo um rápido retorno ao negócio.
4 - Redução de controle gerencial nos processos de negócio
Esta crença está relacionada diretamente a cultura conservatória de muitos gestores que realizam a gestão tradicional de controles internos de forma verticalizada. De um modo geral, a ideia de realizar as atividades externamente gera o errôneo pressentimento que a empresa perderá o controle nos processos e a sua visão do negócio será prejudicada pelos impactos na empresa.
Outro fator que reforça este pensamento que esta atitude diminuirá o controle dos processos operacionais a ser realizado por terceiros não é seguro o bastante.
Mas essa situação somente ocorre quando não se conta com um parceiro especializado e não há o acompanhamento do serviço prestado. A contratante deverá participar da execução dos projetos para evitar esse problema. Um processo de outsourcing precisa ser realizado por um parceiro de negocio com experiencia e conhecimento especializado e sempre cumprindo os prazos estabelecidos, os processos otimizados e com a qualidade assegurada pelos padrões exigidos.
Um processo de Outsourcing em TI realizado com um parceiro de negócios com experiência comprovada, conhecimento especializado, processos otimizados, cumprimento de prazos e padrões de qualidade em aderência as necessidades de negócio. É preciso também constantemente medir e avaliar o processo e os resultados, tendo este controle como principal relevância e fazendo parte de todo o processo.
Resumidamente uma boa escolha de fornecedor que possua boa reputação e experiencia no seu negócio, que tem suas entregas dentro dos níveis de serviço acordados, derrubara este mito e proporcionará contratos sólidos e manterá uma relação de confiança e cumplicidade continua.
5 - O Outsourcing torna as informações da empresa vulneráveis
A segurança de TI é uma das grandes preocupações das empresas que atuam com serviços tecnológicos exigindo grandes investimentos em segurança digital para evitar prejuízos causados, por ataques de malwares, roubo de dados e exposição de informações internas a terceiros. Por esta razão muitos gestores temem que a flexibilização de parte das rotinas de gestão de TI com a pratica do outsourcing venha ampliar vulnerabilidades do negócio.
No entanto, modelos de outsourcing são flexíveis e permitem a personalização da infraestrutura necessária para estar de acordo com as normas de segurança e privacidade digital do empreendimento e os sistemas serão configurados para que todos os profissionais utilizem dispositivos com alto grau de confiabilidade e os equipamentos e outros dispositivos da rede serão otimizados, de tal forma que a empresa consiga o melhor desempenho possível sem comprometimento da eficiência e confiabilidade de seus serviços.
No mundo digital e a ampla aderência da computação em nuvem, derruba antigos conceitos que as informações para estarem seguras deverão ser armazenadas em discos rígidos nas instalações da empresa.
Vale dizer que a empresa responsável pelo outsourcing poderá participar da migração e integração de dados, manipula-los na nuvem, mantendo a confidencialidade das informações garantida por contrato. Em muitos projetos a empresa terceirizada só terá acesso as informações e níveis necessários para a execução do projeto.
6 - Outsourcing em TI não agrega valor ao negócio
Não estando diretamente relacionado ao core business das empresas, o outsourcing não é reconhecido por algumas áreas das corporações como uma ação que agregará valor aos serviços da empresa, do mesmo modo que os setores de TI enxergam muitas outras vantagens práticas com ganho de competitividade, inovação tecnológica, evolução nos negócios e aumento da qualidade, mesmo com o impacto no modo de gerenciamento dos serviços.
Quando os valores tangíveis e intangíveis são descritos no planejamento estratégico de terceirizar os serviços de TI, os principais gestores terão conhecimento da dimensão dos benefícios que esta operação proporcionará ao negócio com uma gestão mais competitiva, elevação dos níveis dos serviços e maior valor agregado.
Com o avanço tecnológico as empresas precisam de soluções de TI que possam garantir sua participação no mercado e os serviços providos por este modelo suprem esta necessidade, possibilitando o acesso as tecnologias e processos de ponta sem ter impacto na produtividade e na inovação, sem ter que realizar grandes gastos continuamente para manter a capacidade técnica.
7 - Outsourcing em TI é muito caro
Esta crença está relacionada a falta de informação e visão estratégica dos gestores, pois como vimos anteriormente, o outsourcing não pode ser considerado apenas custo, pois quando visto como estratégia para atingir metas e objetivos de negócio, está pratica proporciona investimento apenas no que é essencial para o projeto e também permitirá dividir com um parceiro o risco da operação,
Comprovadamente os custos para realizar todas as atividades internamente, mantendo o foco no negocio e no mercado é muito mais elevado, pois é possível personalizar a terceirização de TI de acordo com o orçamento de cada empresa ou projeto, viabilizando financeiramente os projetos e a produtividade com elevada qualidade, sendo uma solução para alavancar o negócio.
Este artigo foi baseado na necessidade apresentada pelo mercado identificada pela WAti e pela sua experiencia em consultoria especializada em qualidade de software. Caso deseja mais informações entre em contato pelo e-mail: contato@wati.com.br
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