Por Wati em 07/11/2019
Tecnologias da transformação digital

Abaixo descrevemos resumidamente algumas das tecnologias e até instrumentos motivadores desta revolução nos negócios, onde o cliente é o foco de todo este processo, e alcança-lo, satisfaze-lo e o manter fidelizado é o grande desafio.

1- Mídias sociais

Fazer uso das mídias sócias de forma mais analítica e integradora monitorando interações dos usuários para detectar os desejos, necessidades, anseios e tendências e até obter resposta mais rápidas de suas ações.

3- Acesso remoto e mobilidade

Facilitar a interação de seu cliente com a empresa através de dispositivo móvel e conexão com a internet abre um grande canal de comunicação a ser explorado pela empresa.

2- Computação em nuvem

Esta tecnologia é essencial para promover a integração e trabalho em equipes, sendo adotada pela maioria das empresas do de usuários, principalmente com o uso de aplicativos SaaS (soluções vendidas como serviço por assinatura)

4- Big Data

Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada momento pelos diversos dispositivos digitais, mídias sociais, entre outros, e quando estas informações são cruzadas entre si e geram ainda mais dados para serem processados e transformados em informações úteis. Este modo como as empresas gerenciam e extraem insights disso está mudando os negócios e o comportamento das empresas e dos clientes.

A exigência do mercado e o aumento da competitividade força as empresas inovarem seus produtos e serviços e utilizar esta ferramenta como premissa de sobrevivência de seus negócios.

5- Internet das coisas

Conhecido como IoT (Internet of Things), compreende uma série de dispositivos com tecnologia embarcada, que são capazes de se conectarem na nuvem e transmitir dados e eventos.

6- Inteligência Artificial – decisões com base nas previsões.

A inteligência artificial ajudará as empresas em seus desafios comerciais atuais, permitindo a conquista de novos clientes pois oferece uma análise de sentimentos identificando o melhor momento para sugerir promoções, produtos e serviços, consequentemente aumentando a satisfação dos clientes, com a antecipação de seus desejos e criação de novos negócios, aumentando a eficiência da companhia.

Resumidamente a Inteligência artificial é a capacidade de um equipamento ou software desenvolverem raciocínio parecido com o de ser humano, estabelecendo alguns padrões, experimentando, perceber e tomar decisões de forma inteligente.

Instrumentos ativadores

Metodologia Ágil

Com sua origem no manifesto ágil, se encaixaram perfeitamente neste cenário de transformação digital no sentido de que buscam desenvolver produtos e serviços que entreguem exatamente o valor que os clientes procuram, e o fazem de forma incremental  por meio de iterações que garantem que cada nova funcionalidade implementada seja testada, aprovada e só então se prossiga com mais inovações.

Gerenciamento de API

Estes protocolos da internet permitem a comunicação e troca de dados entre diferentes ferramentas baseadas na nuvem. Sendo abertas permite que seja desenvolvido integrações com outras organizações, estabelecendo rotinas automatizadas, novas ideais de negócios e, principalmente, mais produtividade para as empresas.

DevOps

Esta uma metodologia utiliza a comunicação para integrar desenvolvedores de software e profissionais de infraestrutura de TI, pondo fim à falta de comunicação que antes havia entre esses 2 mundos. Em estruturas ainda apartadas, o que se observa é que os envolvidos na operação desconhecem as nuances da engenharia de software e que os desenvolvedores não têm real noção dos detalhes envolvidos na implementação de uma solução.

Este alinhamento entre estas áreas reduz drasticamente falhas, atrasos, retrabalhos e aumenta a qualidade no produto final, minimizando prejuízos internos envolvidos, melhorando a imagem perante o cliente. Esta cultura promove a instalação da integração continua aumentando os benefícios, proporcionando mais qualidade e agilidade nas entregas, além de gerar resultados mais seguros e confiáveis

Segurança

Muito focado na confiabilidade e confidencialidade das informações disponibilizadas no uso dos aplicativos nas transações comerciais, ferramentas ou nas trocas de informações esta medida é voltada parar tornar seguro e confiável a aplicação.

 

Com estes instrumentos motivadores e ao mesmo tempo facilitadores, a transformação digital pode ocorrer nas empresas de forma eficaz, eficiente e segura.

Para outras informações entre em contato conosco pelo e-mail: contato@wati.com.br

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