Testes de Usabilidade
Alguns tipos de testes que anteriormente vinham sendo negligenciado dentro de um processo de testes, atualmente se tornam vital para o sucesso do negócio, demostrando o real sentimento do usuário em relação ao produto.
Com o crescimento cada vez maior de usuários de sistemas web e principalmente mobile, devido a transformação estratégica digital nas empresas, tudo isto associado a uma busca contínua por qualidade, garantindo menos riscos e melhores resultados, a inclusão ao ciclo de vida de desenvolvimento do software dos testes de usabilidade, contemplando os testes confiabilidade, portabilidade e acessibilidade, além dos tradicionais testes de interface com o usuário, instalação, manuais, helps e menus torna-se cada vez mais importante.
O problema é que os testes, ainda encaram muitas barreiras em função de recursos profissionais e financeiros reduzidos, tempo e prazo dos projetos limitados aos cronogramas apertados, sem levar em conta o fato de muitos projetos não contemplarem em seu escopo esta atividade por despreparo e desconhecimento de sua importância dos sponsors envolvidos na operação, que encarem como custo agregado ao projeto e não como investimento, para garantir a satisfação dos usuários, imagem da empresa, orgulho da equipe envolvida com os resultados, entre outros.
No cenário atual, face as exigências e novas técnicas de simulação ou expectativa da experiencia do usuário, estas categorias não podem mais serem considerados irrelevantes, tendo a mesma importância dos testes de funcionalidade, integração, desempenho e estrutural. Neste contexto procuramos descrever as atividades destes testes, bem como um modelo prático para implantação ou contemplação destes em um processo de desenvolvimento de sistema, seja numa metodologia Ágil ou Tradicional, sendo valido lembrar que devido as características distintas de cada projeto, tamanho do software ou tecnologia envolvida, além da analise de complexidades, este artigo apresenta uma visão generalista deste procedimento, demonstrando a real necessidade da execução destes testes.
Testes de Usabilidade
Também chamado por alguns profissionais erroneamente como testes de navegação, pois o objetivo destes testes é identificar o quanto intuitivo pode ser considerado o produto, e o quão fácil a interface é de utilização. Este tipo de teste avalia todas as ações dos usuários, analisa suas preferências, ajudando a identificar pontos de melhoria da aplicação.
Testes de Portabilidade
No contexto da engenharia de software a portabilidade de um sistema ou aplicativo está ligada à característica das aplicações serem executáveis em variais plataformas, podendo também ser considerado a capacidade de ser executado em arquiteturas diferentes seja de hardware ou de software.
Testes de Confiabilidade
Esta categoria de testes validada as entradas, saídas e operações efetuadas em relação aos requisitos definidos previamente para a aplicação, com o objetivo de obter boa predição para o comportamento futuro, de forma funcional simples, amplamente aplicável e principalmente baseado em suposições concretas.
Testes de Acessibilidade
Com as metas de inclusão digital e a exigência do mercado nos meios computacionais e digitais que pessoas com ou sem deficiências não tenham dificuldades no acesso as aplicações, utiliza-se ferramentas especificas ou testes manuais para identificar estas barreiras que prejudicam o acesso e as operações que o sistema oferece
Este artigo foi baseado na necessidade apresentada pelo mercado identificada pela WAti e pela sua experiencia em consultoria especializada em qualidade de software. Caso deseja mais informações entre em contato pelo e-mail: contato@wati.com.br
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!