Muito além do que pensávamos há alguns anos, os aspectos comportamentais da sociedade e a tecnologia estão influenciando a estratégia das empresas e de vários setores empresariais, onde toda a comunicação está sendo direcionada para o universo digital para poder continuar sobrevivendo no mundo dos negócios. Esta transformação das empresas não é mais focada em quando ocorrerá, e sim como está sendo feita e absorvida.
Transformação digital além da evolução, uma revolução nos negócios
As tecnologias atuais tornaram-se ferramentas vitais de sobrevivência para as empresas, estrategicamente transformando todos os processos em digitais, com o objetivo de se manter como principal meio de relacionamento e comunicação com os clientes, e deste modo definindo o modo como as empresas atuam e operam e como será a comunicação com os clientes.
Esta comunicação com a tecnologia oferece um canal direto, traduzindo a necessidade do cliente, seus anseios e vontades em ações e estratégia das empresas para o atendimento e lançamento de novos produtos. Todo este cenário foi construído com o numero crescente das compras realizadas pelos meios digitais e o avanço das ações de marketing neste segmento. Com os investimentos crescendo cada vez mais nas operações das empresas nesta direção a estratégia digital tornou-se muito importante.
Atualmente o relacionamento das empresas vão muito além das ações de publicidade e marketing, e toda a jornada do consumidor está sendo desenhada com foco na experiência do usuário ou cliente em toda a cadeia, identificando suas preferencias, novas necessidades, anseios, projetos.
Neste cenário a transformação digital tem a tecnologia no centro do negocio e não mais como apoio e suporte as áreas de negócios, ocasionando grande mudança cultural e estrutural nas empresas e no perfil dos colaboradores, e as ações de TI torna-se responsável pelo desempenho dos negócios e a melhoria dos resultados, otimizando processos, atuando diretamente na criação de novos produtos e serviços, diversificando a maneiro de comercialização, melhoria na experiência do cliente e identificar indicadores para decisões estratégicas.
Em uma breve analise deste cenário e seus componentes, percebemos que esta mudança nas organizações e nos seus valores e conhecimentos, para adaptar-se a esta nova realidade é de fundamental importância para a sobrevivência da empresa. Para iniciar tal transformação interna é imprescindível o envolvimento dos principais líderes da empresa (C-level) para o alinhamento das expectativas, definição das prioridades, escopo dos novos projetos e o investimento na transformação digital onde três pontos extremamente importantes devem ser considerados:
Com isto definido, pode-se então começar a materializar essa transformação, partindo dos três pilares que acreditamos serem fundamentais
1- Transformação digital da Experiência do Cliente
A experiência do cliente é sem dúvida a peça central no processo de transformação digital das empresas. Sendo assim, os canais de venda, as maneiras de divulgar produtos ou serviços e atrair e engajar consumidores, os pontos de contato, a linguagem e até os preços e atributos de produtos e serviços são afetados pela transformação digital, pois o público, cada vez mais, está imerso no universo virtual e se sentindo muito bem dentro dele, onde a experiência na realidade é a soma de todos os pontos de contato ao longo do relacionamento com o cliente, onde todos os fatores são reexaminados, desde a valorização da marca, os produtos e seus design e até suas embalagens.
Todas essas interações têm um profundo efeito sobre se um indivíduo vai comprar os produtos e se há controle sobre o potencial do cliente em relação a marca. A experiência do cliente ultrapassa os limites de um único ponto de contato e inclui ações e anúncios do Facebook, outdoors, páginas de produtos on-line e representantes do serviço ao cliente, interagindo com as perspectivas sobre os serviços de amigos e colegas de trabalho.
Veja também nosso artigo: O Cliente, motivo da reinvenção dos negócios na Transformação Digital
2- Transformação dos processos operacionais
Ressaltamos que a transformação digital não se resume exclusivamente a fornecer uma melhor experiência aos clientes por meio dos canais virtuais de compras, um atendimento ágil e integrado com as redes sociais. A modelagem dos processos deve permitir uma entrega de valor cada vez maior em cada etapa da cadeia, e isso pode ser conseguido com um melhor fluxo de informação, colaboração e trabalho em equipe, elementos em que a transformação digital pode auxiliar de forma bastante prática e assertiva.
Tendo a transformação digital a tecnologia como o centro do seu processo, interferirá em todas as áreas da empresa, onde serão utilizados os conceitos de metodologias ágeis, a adoção de processos automatizados entre diferentes setores para uma produção rápida e segura de aplicações e serviços, que reduzem custos e tempo, investimentos financeiros e de esforços na cultura digital, porém, para que essas operações sejam realizadas deverá ocorrer mudanças radicais na empresa, onde durante sua transformação, toda e qualquer organização precisa apoiar e investir esforços na cultura digital, para que todos os envolvidos abracem e divulguem esta cultura, compartilhem informações e tornem os processos mais eficazes.
A implementação de ferramentas para acelerar os resultados e melhorar a gestão contribui não só para diminuir retrabalho e obter mais dados de desempenho, mas também colabora significativamente para que a empresa tome decisões mais rapidamente e possa estar a frente do mercado.
Com este movimento de transformação digital, todas as áreas da empresa serão impactadas. Estando o cliente como principal foco e em primeiro lugar até os setores que não mantém relacionamento direto com o cliente necessitam de recursos capacitados para este processo, seja para a área de qualidade, garantindo os processos e a satisfação do cliente e do atendimento prestado com o produto criado com base na experiência do cliente e nas soluções comerciais ágeis.
3- Transformação dos modelos de negócios
Este pilar está diretamente ligado a estratégia da empresa, pois as mudanças de hábitos de consumo necessitam de reestruturação dos modelos de negócios que deverá pensar nos diferentes canais que seus clientes estão, quais as melhores formas de prospectá-los, quais ferramentas podem ser utilizadas para otimizar seu desempenho, criação de negócios online, tecnologias envolvidas e aperfeiçoamento dos profissionais.
Os pilares anteriores também ajudam a transformar o modelo de negócio mudando a maneira como a empresa produz e entrega valor ao mercado, analisando também as ações da concorrência nesse sentido, criando e disponibilidade soluções e inovação ao mercado, prevenindo se de futuras ameaças ao negócio.
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